2022/01/05

Operadores espanhóis suspendem telefonemas durante a sesta

Os principais operadores de telecomunicações espanhóis concordaram em não realizar chamadas telefónicas comerciais durante o período da sesta.

Quem já se viu na situação de ter que lidar com chamadas frequentes (e insistentes) dos operadores de telecomunicações, incluindo as muitas chamadas "falsas" em que o telefone toca mas a chamada se desliga assim que se atende, saberá como estas chamadas podem ser inoportunas. Em Espanha a situação é idêntica, com a agravante de que se estava a tornar insustentável para todos os que seguem a prática da sesta, tão popular no país vizinho.

É uma situação que agora fica amenizada, pois os principais operadores de telecomunicações - Telefónica, Vodafone, Orange e MásMóvil - chegaram a acordo em não realizar chamadas comerciais durante este período da sesta (15h - 16h), além dos fim-de-semanas, e dias da semana antes das 9h ou depois das 21h.

Adicionalmente, os telefonemas não podem ser feitos a partir de números anónimos, e têm que informar claramente de que operador se trata. São também obrigados a informar de que forma obtiveram o número de telefone da pessoa que estão a contactar, e terem a consideração a "lista Robinson" de pessoas que se registaram como não querendo receber chamadas telefónicas publicitárias sem consentimento. Há também um limite máximo de três chamadas por mês, e um período de três meses até que possam ser feitos novos telefonemas no caso do consumidor ter recusado as ofertas apresentadas.

Acho que por cá também se podia implementar algo idêntico, mas em vez de não se ter telefonemas das 15h às 16h, podiam prolongar isso das 0h às 24h e ficava perfeito.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Por cá também deviam parar de nos incomodar com telefonemas chatos e muitas vezes com números anónimos. Eu nunca atendo números anónimos mas ás vezes atendo por distração e é quase sempre alguém que diz que é da NOS ou da MEO a tentar vender-me mais serviços. Só aldrabices para nos enganar e sacar mais dinheiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. as operadores ainda é o menos e já tenho feito bons "negócios". O pior na minha opinião são as DECO, INDESA e WIZINK

      Eliminar
    2. sugestão: ir às definições de chamada e activar as opções "bloquear números > bloquear nºs desconhecidos/privados" e "protecção ID do chamador e spam" (exemplo em galaxy A21s, Android 11) ; diariamente, uma média de 10 a 20 chamadas automaticamente bloqueadas ou identificadas como spam, no mínimo

      Eliminar