2022/01/05

YouTube na TV com login via smartphone

O YouTube está a melhorar a experiência de utilização nas TVs, com alguns ajustes e possibilidade de fazer login usando o smartphone.

Ninguém duvida que é melhor ver o YouTube num grande ecrã do que no smartphone, mas para lá chegarmos temos que passar alguns obstáculos que podem desincentivar grande parte das pessoas, a começar pelo frustrante processo de fazer o login e introduzir o endereço de email e password usando um teclado virtual no ecrã. É algo que felizmente agora pode ser ultrapassado, pois bastará ter o smartphone na mesma rede WiFi que a Smart TV para se poder fazer o login abrindo a app do YouTube no telefone.

Isto por si só será suficiente para que muitas mais pessoas façam o login no YouTube na TV, e também irão reparar noutras melhorias.
O indicador de qualidade do vídeo apresenta imediatamente a qualidade sem que seja necessário clicar nele primeiro; a configuração do estilo de legendas também foi melhorado e pode agora ser utilizado enquanto o vídeo continua a reprodução; e até o casting também foi revisto, fazendo com que o enviar de um vídeo do smartphone para o YouTube na TV faça com que o mesmo seja idêntico a ter seleccionado e iniciado a reprodução do vídeo directamente na TV, sem qualquer restrição adicional.

Estas alterações já deverão ter chegado a todas as Smart TVs com app YouTube.

8 comentários:

  1. Acrescento que, não só as SmartTVs, mas as boxs de TV ligadas a tvs normais. Eu utilizo bastante a partir da (app na) box e recomendo.

    ResponderEliminar
  2. Só não dá e para cada contas no yt kids ... Com controlo parental...

    ResponderEliminar
  3. Também já me apercebi de algumas diferenças, com a app no telemóvel a sugerir precisamente o que o artigo refere.

    O curioso é que quer a app no meu telemóvel, quer a aplicação do televisor não são atualizados há mais de um ano.

    Portanto, é mesmo qualquer coisa fácil de implementar sem necessidade de alterações a nível dos equipamentos.

    ResponderEliminar
  4. o unico que interessa, em Android TV:
    https://smartyoutubetv.github.io/

    ResponderEliminar
  5. Vinha comentar o mesmo que o utilizador João referiu acima.

    Enquanto alguém que já há anos usa uBlock no computador e usa Youtube Vanced no smartphone Android, levar com publicidade em vídeos de Youtube era coisa que não me acontecia, até que comecei a usar na minha Android TV e aí não consegui fugir - a ver um vídeo do Diogo Batáguas de 20 minutos, apareceu-me paragem para publicidade 5 vezes.

    Pesquisei e rapidamente encontrei esta SmartTubeNext e não podia estar mais satisfeito! Interface bem conseguida, com várias configurações disponíveis e, claro, sem publicidades.

    Quanto ao processo de login na nossa conta, já que é isso de que se trata este artigo, é extremamente simples: a aplicação mostra um código, acede-se à página https://www.youtube.com/activate num dispositivo com o login feito, introduz-se esse código e feito! E nem sequer é obrigatório ter conta, pode-se usar de forma anónima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só para completar, tem também naturalmente algumas desvantagens em relação à aplicação oficial mas que pessoalmente não me afligem:

      "Disadvantages: no live chat | no comments stability, voice search and casting support might be worse than in the official YouTube, depending on your device"

      Inclusivamente desactivei a aplicação oficial no sistema.

      Eliminar
    2. E já agora, tal como referi, uso Youtube Vanced no meu smartphone Android. Não levo com publicidade, consigo usar Picture-in-Picture ou ter os vídeos a correr em background, tudo isto sem ter de subscrever o Premium.

      Até há uns meses (anos?) era preciso ter root para usar mas felizmente deixou de ser e qualquer pessoa consegue instalar facilmente, coexistindo com a aplicação oficial.

      Para quem não conhece, deixo o link: https://vancedapp.com/

      Eliminar
    3. É mesmo assim, ou é só comigo que o Smart Tube só dá até vídeos a 720P
      Eu estou a utilizar na Nvidea Shiald 2017
      Eu tenho uma Android Box Chinesa que já vem com esta aplicação instalada, mas nunca utilizei na referida box

      Eliminar