2022/01/07

Portal Covid19 do Ministério da Saúde também atacado por hackers?

Depois do ataque aos sites da SIC e Expresso, também o portal Covid19 do Ministério da Saúde parece ter sucumbido a um ataque.

O portal do Ministério da Saúde dedicado à Covid-19 tem estado inacessível, fazendo temer que tenha sido mais uma vítima da recente vaga de ataques que tem afectado inúmeros sites de grande visibilidade.

No caso da SIC a opção de emergência foi recorrer a um site provisório em WordPress, fazendo suspeitar que os hackers também tenha eliminado ou interferido com os backups e tornando impossível a perspectiva de um regresso rápido à normalidade - e indirectamente demonstrando como é de importância fundamental ter um sistema de backups adequado a estas novas ameaças. E isto sem deixar de contemplar a possibilidade dos hackers se poderem ter infiltrado nos sistemas há semanas, ou até meses, e poderem ter injectado malware nos próprios backups feitos ao longo desse tempo.

O ponto positivo destes ataques é o de demonstrar essa necessidade, assim como a de dar o devido valor às medidas de segurança e prevenção, que tantas vezes são ignoradas com a velha desculpa "ninguém se vai dar ao trabalho de nos atacar". É que ninguém está a salvo a 100%. Até um sistema devidamente configurado pode ser vítima de uma vulnerabilidade 0-day contra a qual não há nada a fazer. Por isso, o melhor é planear para que um ataque deste tipo vá acontecer mais cedo ou mais tarde. Importa é ter tudo preparado para responder rapidamente e repôr as coisas em funcionamento no menor espaço de tempo.


Actualização: o site já aparece de forma provisória, indicando estar em manutenção. A explicação oficial é que terá havido uma sobrecarga por causa da afluência adicional no período após o final de ano.

5 comentários:

  1. A explicação não convence, mas efetivamente os resultados parecem evidenciar um ataque relativamente diferente...

    ResponderEliminar
  2. Julgo não ser ataque mas sobrecarga. Já ontem de manhã se estavam a queixar de excesso de acessos.
    Eu, ontem à noite tive muitas dificuldades no acesso: lentidão.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Ontem abriram marcaacoes a todos que trabalham em escolas, isso só por si explica o que se passou foi tudo a correr marcar.

    ResponderEliminar