2022/01/07

Norton Antivirus com criptominer gera polémica

Sem grande surpresa, a decisão da Norton adicionar um minerador de criptomoedas no seu antivirus está a causar reacções negativas.

Há muito que os programas de antivirus têm acumulado má-fama pelo facto de, na maioria dos casos, ocuparem demasiados recursos transformando os computadores em máquinas lentas, e também por estarem insistentemente a tentar impingir coisas aos utilizadores (ligue isto, desligue aquilo, renove a subscrição!) E agora a Norton eleva a parada ao incluir um minerador de criptomoedas no seu antivirus.
Ora, a medida não é propriamente nova, sendo que até já tínhamos falado disto em Junho do ano passado, mas isso não significa que as críticas deixem de ser válidas.

A Norton está a incluir um criptominer num antivirus, de forma pouco explícita (ou nada explícita). Temos ainda a questão de que cobra uma comissão pelas moedas geradas pelos utilizadores, o que até seria aceitável se se tratasse de um anti-virus gratuito, mas que se torna excessivo considerando que os utilizadores continuam a pagar o preço completo pelo anti-virus. E adicionalmente, apesar da Norton se escudar dizendo que isto é tudo opcional, parece não haver qualquer forma fácil de remover o Norton Crypto a não ser procurar o ficheiro NCrypt.exe e eliminá-lo.

É pena ver as coisas chegarem a este ponto. Ainda sou do tempo que o nome Norton era sinónimo de bom produtos, com o Norton Utilities a ser daquelas ferramentas essenciais a colocar em qualquer computador assim que era tirado da caixa.


Actualização: Segundo alguns testes, a único lucro deste sistema vai para a Norton.

4 comentários:

  1. É natural qualquer pool cobrar uma comissão mas normalmente anda pelos 1/2%. Aqui levam 15% o que num produto pago é ainda mais abusivo.

    ResponderEliminar
  2. PC Tools e Norton Utilities eram as minhas favoritas em qualquer PC DOS.

    ResponderEliminar
  3. Inacreditável! Conseguem colocar uma das marcas com maior reputação do ramo abaixo do cano do esgoto.

    ResponderEliminar
  4. Norton... foi a gora de água. Já estav pelos cabelos. Acho que vou no Bitedender. Ou aconselham outro?

    ResponderEliminar