2021/06/03

Norton antivirus vai minerar Ethereum

Numa medida inesperada, o Norton 360 antivirus vai permitir aos utilizadores a mineração da criptomoeda Ethereum, ao estilo do programa NiceHash.

A febre das criptomoedas fez muitas pessoas considerarem usar o seu computador para ganhar dinheiro usando o seu poder de processamento (e GPU, no caso do Ethereum) mas a realidade é que essa tarefa era mais complicada do que poderia parecer. Isso levou à criação de ferramentas como o NiceHash que simplificaram todo o processo de modo a que se tornasse num simples "ligar / desligar", e que agora está a ser seguido pela NortonLifelock, oferecendo capacidade idêntica no Norton 360.

Este Norton Crypto está por agora a ser testado em fase beta num número reduzido de utilizadores, mas o objectivo é fazer com que chegue a todos os utilizadores do Norton 360 - e apelar a que deixem os seus computadores ganharem dinheiro enquanto estão "parados".

Vai ser interessante ver se a Microsoft também irá classificar o Norton 360 como malware, como tem estado a fazer com o NiceHash por causa dos recursos consumidos. E, para os interessados nesta fonte de rendimento, não se esqueçam que a Nvidia tem estado a limitar o uso das mais recentes RTX para este efeito (o que por um lado é compreensível tendo em conta a escassez de placas, mas por outro lado é um péssimo precedente: imaginem que a seguir vem a Intel dizer que os seus CPUs não podem ser usados para jogos, e que para isso tem uns modelos especiais que são mais caros; mas que em contrapartida não funcionam para tarefas de trabalho, havendo outro CPU específico para esse efeito, etc. etc.)


Actualização: Sem qualquer surpresa, assim que isto se fez notar, está a gerar enorme polémica.

1 comentário: