2021/05/29

NiceHash lança petição contra Microsoft e classificação "malware"

O NiceHash, o programa que facilita o processo de gerar criptomoedas no próprio computador, lançou uma petição para contestar a classificação de "malware" por parte da Microsoft no Windows.

Ao contrário dos criptominers que tiram partido dos computadores das vítimas para gerar criptomoedas sem o seu conhecimento ou consentimento, o NiceHash é um programa que qualquer pessoa pode instalar por sua livre vontade, para dar uso à potência do seu CPU e GPU para gerar criptomoedas. O que está em causa é que este programa está a ser marcado como malware / indesejado pela MS no Windows, algo que se quer ver corrigido.

Absurdamente, a MS justificou esta decisão dizendo que este programa utiliza intensivamente recursos do computador, reduzindo a experiência de utilização e a produtividade - aparentemente ignorando por completo que é precisamente esse o objectivo deste programa! Por este andar, um destes dias a MS também começará a dizer que afinal não podemos usar a nossa placa gráfica para jogar um jogo, pois é usada "intensivamente".

Começa a ser preocupante a interferência e intromissão que se tem por parte dos sistemas operativos quanto ao que se pode fazer ou não com o computador (ou outros equipamentos). No caso do NiceHash, sempre podem dar o pequeno contributo juntando o voto a esta petição; que pelo menos servirá para sinalizar à Microsoft que ainda há quem deseje poder usar o seu computador para o fim que bem entender.

1 comentário:

  1. A MS implica com programas legítimos, no entanto deixa passar monte de malware.

    ResponderEliminar