2022/01/23

Radian Aerospace prepara avião orbital

Chegar a qualquer parte do mundo em menos de uma hora, é algo que se poderá tornar possível no futuro se estes aviões orbitais se tornarem realidade.

Enquanto algumas empresas trabalham na criação de aviões hipersónicos eficientes e silenciosos, que permitam reduzir as horas de voo entre continentes, outras empresas esperam passar literalmente por cima do obstáculo que é a atmosfera.

A Radian Aerospace está a trabalhar num avião orbital, capaz de facilitar as viagens até ao espaço e até qualquer ponto do planeta, em tempo reduzido. Na prática, mais se pode equiparar a uma nave espacial reutilizável, quase equiparável ao que um Space Shuttle podia fazer, mas com a grande diferença de poder ser lançado como um avião, na horizontal, em vez de necessitar de foguetes de apoio. Em vez disso, utilizará um trenó de lançamento que o ajudará a acelerar nos momentos iniciais - ou, pelo menos, será essa a ideia.
A empresa promete ser capaz de transportar uma carga de 2.2 toneladas para qualquer parte do mundo em menos de uma hora, mas também poderá permanecer no espaço até 5 dias para realização de experiências. E o objectivo é que esteja pronto para ser lançado novamente em menos de 48 horas.

Mas, ainda há um longo caminho pela frente, sendo que de momento ainda nem sequer estão finalizadas as suas dimensões ou número de passageiros que poderá transportar.

5 comentários:

  1. Lembro-me de ai há uns dois anos o Nuno Rogério ter dito no Leste Oeste que um general americano deu uma conferência onde disse que já existia tecnologia que permitia colocar numa hora uma pessoa em qualquer ponto do planeta.
    Disse também que o general contou que se fizeram experiências de teletransporte com humanos, mas que não correram muito bem.

    ResponderEliminar
  2. O tu fizeste parte dessa experiência

    ResponderEliminar
  3. Porque não, pelo caminho que a tecnologia está a tomar .
    já nada me surpreende.

    ResponderEliminar