2022/01/16

Regent Seaglider quer planar sobre as ondas

A Regent vai avançar com a produção de um protótipo do seu Seaglider, uma mistura de barco, hydrofoil e avião.

O Regent Seaglider é um barco-avião eléctrico, que aposta numa série de tecnologias para viagens marítimas eficientes mas sem se tornar num verdadeiro hidroavião.

Apesar de visualmente se parecer com um avião, o Seaglider pode funcionar como um barco convencional e usar as mesmas estruturas de apoio, facilitando a sua utilização. Até aos 30 km/h navega no mar como uma embarcação convencional, a velocidades superiores adopta a configuração de hydrofoil, elevando-se sobre a superfície da água assente num "patim" para redução do atrito e maior eficiência, e como truque final, pode acelerar ainda mais e elevar-se mesmo sobre as águas usando o efeito de solo e retraindo o hydrofoil, para máxima eficiência e velocidade.


A Regent promete uma autonomia de 290 km a velocidades de 290 km/h, o que potencialmente poderá revolucionar os transportes em áreas que actualmente apenas podem contar com viagens de barco (lentas) ou avião (caras).

Mas, antes disso, será preciso ver se tudo funciona como é prometido num protótipo que deverá ficar pronto ainda este ano, com o ambicioso objectivo de entrar em operação comercial em 2025.

1 comentário: