2022/01/01

Um século de gasolina com chumbo - uma vergonha da indústria automóvel

A gasolina com chumbo foi criada em 1921 e só parou de ser vendida em 2021, e o mais chocante é que desde o início que eram conhecidos os efeitos nocivos do chumbo.

A maioria das pessoas poderá não saber que, embora a gasolina com chumbo tenha sido proibida na Europa a partir do ano 2000, houve países onde a sua comercialização continuou até 2021 (Argélia) - literalmente representando um século de vergonha da indústria automóvel.

A gasolina com chumbo foi criada pela GM em 1921, como forma de evitar a detonação precoce nos cilindros. Mas o mais chocante é que isto não foi uma inovação "inocente" que só mais tarde se viria a descobrir que tinha impacto nocivo nas pessoas (nomeadamente a nível de deformações em recém-nascidos e redução do QI), pois os efeitos adversos do chumbo já eram conhecidos na altura, e houve desde logo contestação sobre essa opção. Infelizmente, a indústria automóvel apressou-se a abafar todas preocupações com pseudo-estudos que asseguravam a segurança do chumbo, apesar de muitos deles serem contrariados internamente pelos próprios investigadores.
O resultado demoraria um século a ser corrigido, tendo impacto que é incalculável a nível de mortes, impacto nas famílias com crianças que nasceram com problemas derivado desta exposição, e até no envenenamento dos solos de cidades por todo o mundo. E, o mais vergonhoso é que já em 1920 existiam alternativas à utilização do chumbo (algumas delas até patenteadas pela própria GM) e ainda assim a indústria avançou com o chumbo.

Poderia imaginar-se que, em pleno século XXI, isto seria agora impossível. No entanto, tivemos recentemente o caso dieselgate, em que VW (e outros fabricantes) utilizaram deliberadamente mecanismos para esconder as emissões poluentes dos seus automóveis. Algo que infelizmente demonstra que, mesmo com um século de avanços tecnológicos e sociais, há certas coisas que parecem não mudar.

2 comentários:

  1. Ena... Não fazia ideia de que a gasolina com chumbo ainda estaria disponível em 2021...
    😳😳😳

    ResponderEliminar
  2. Viva! Ainda há motores a funcionar com gasolina COM chumbo, nomeadamente motores aeronáuticos, conhecida como 100LL. Na indústria automóvel felizmente já acabou, mas ainda não nos livrámos do chumbo no combustível de alguns (muitos) pequenos aviões que voam por cima de nós quase todos os dias (aviação de recreio, instrução, particular, etc).

    Felizmente qualquer dia já é tudo elétrico!

    ResponderEliminar