2022/01/13

Volante "normal" para Model S pode chegar aos $3500

Já começam a surgir volantes alternativos para substituir o volante futurista do Model S, mas a proposta ainda é bastante dispendiosa e sem garantia oficial.

A Tesla tem-se mostrado intransigente aos pedidos dos clientes de uma opção para um volante convencional nos novos Model S e Model X, que se queixam não só da forma pouco prática do volante que dificulta a sua utilização em manobras a baixa velocidade, como também do abandono dos controlos físicos em prol de botões "touch". O primeiro aspecto poderia ser resolvido com um sistema steer-by-wire que a Tesla não adoptou, mas os botões touch continuariam a ser um problema.

Como a Tesla não disponibiliza um volante normal em opção, já vimos pessoas a colocar mãos à obra e transplantarem o volante do Model 3 para o Model S, e agora começam a surgir opções de fabricantes de acessórios.

A Tsportline já tem no catálogo volantes com formato mais tradicional para o Model S e Model X, mas podem não ser ainda as opções ideais.
Estes volantes resolvem a questão do formato pouco prático da Tesla, mas mantêm os botões touch que também são alvo de muitas críticas - relembre-se que não existem as habituais hastes para os piscas, tudo é feito através de botões touch no volante, e que quando este está rodado a 180º torna-se complicado acertar nos botões correctos. Adicionalmente, estes volantes não trazem aquecimento integrado nem, pior ainda, airbags! E a somar a tudo isto, os preços começam nos 2300 dólares e podem chegar aos 3500 dólares (certamente com mais algumas centenas adicionais para a operação de substituição), o que acaba por ser excessivo apenas para a correcção do formato do volante.

Esperemos que num futuro não muito distante a Tesla reconheça os pedidos dos clientes, e disponibilize um volante oficial de formato tradicional para quem não quiser sofrer com o futurismo excessivo. Há que relembrar aos designers e engenheiros da Tesla a velha máxima "form follows function", e não o inverso.

1 comentário:

  1. Um Mercedes Benz A170 com mudanças automáticas em segunda mão custou-nos há pouco tempo 4000 euros...

    É um mimo de viatura para usar na cidade. Mas sim, custou 500 Euros a mais do que esse volante...
    🤔🤔🤔

    ResponderEliminar