2022/01/06

WiFi 6 Release 2 chega com uplink melhorado

A Wi-Fi Alliance anunciou melhorias com o WiFi 6 Release 2, com melhor gestão de energia e uplinks mais eficientes.

Depois do WiFi 6 chega-nos o WiFi 6 Release 2. Com esta actualização chega o suporte para múltiplos uplinks MIMO, permitindo que múltiplos dispositivos façam a transmissão de dados em simultâneo para um Access Point - algo que será benéfico num mundo cada vez maior concentração de dispositivos WiFi.

Também foram feitas melhoras a nível da gestão de energia em todas as bandas de operação, 2.4 GHz, 5 GHz e 6 GHz, suportando novos modos low-power e de suspensão, que irão facilitar a vida a dispositivos IoT que funcionem com baterias, e que assim poderão prolongar a autonomia ainda mais (já temos dispositivos como sensores de temperatura WiFi que conseguem aguentar-se por 6 ou mais meses, será interessante ver até onde poderão chegar quando adoptarem este WiFi 6 Rel.2).

Com o WiFi a ter-se tornado no mais popular sistema de comunicação wireless, e com a proliferação de dispositivos IoT a fazer com que cada casa possa facilmente ter várias dezenas de dispositivos WiFi ligados em permanência, todas estas melhorias serão bem vindas. Mas será preciso ter em conta que, na prática, isto é algo que apenas se irá fazer notar ao longo dos próximos anos, quando os consumidores actualizarem routers e Access Points, e comprarem dispositivos que já venham com este WiFi 6 Release 2.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)