2022/02/15

Android 13 com streaming de apps para o browser

Para o Android 13 a Google prepara uma funcionalidade que permite levar as apps Android para o Windows e qualquer plataforma que tenha um browser.

A Google está a preparar uma pequena novidade para o Android 13 que se poderá vir a tornar numa das maiores evoluções dos últimos anos: a possibilidade de levar as apps Android a qualquer plataforma via streaming. A ideia básica é permitir correr apps Android num PC ou Chromebook, fazendo o live streaming das apps no smartphone para o ambiente de trabalho do computador. E uma vez que isto é feito via web app, abre-se a possibilidade de isto poder ser feito para qualquer plataforma que tenha um browser moderno, eventualmente sendo possível também em Smart TVs e até em iPhones ou iPads.

A melhor parte é que isto funciona como "ecrã secundário" do smartphone, pelo que as apps não se limitam a ser a replicação do que se tem no ecrã do smartphone (mirror mode), mas adoptam o formato total do ecrã em que estão a ser vistas - enquanto o smartphone também continua livre para continuar a correr apps diferenciadas pelo utilizador.

É aquilo que se pode considerar um verdadeiro "cavalo de Tróia" para expandir as potencialidades das apps e plataforma Android, permitindo a sua universalização e utilização em todo o lado, em vez de permanecerem fechadas numa só plataforma (apesar da Microsoft também prometer o suporte nativo de apps Android no seu Windows 11). Talvez até seja isso que tenha leavado a Google a apostar neste sistema, para não correr o risco das apps Android começarem a dar preferência ao Windows.

O problema é que teremos que esperar até ao Android 13, e ver se a Google não irá limitar esta funcionalidade aos Pixel e Chrome OS.

1 comentário: