2022/02/23

Chrome 100 perde poupança de dados em Android

A chegada do Android 100 ao Android será acompanhada da remoção do "Lite Mode" de poupança de dados.

O Chrome "Lite Mode" em Android - ou "Data Saver" noutras versões - é uma opção que prometia poupar dados, e que normalmente se activava sem se pensar mais no assunto. Afinal, todos os megabytes poupados seriam bem vindos, e para além do benefício directo na poupança de dados nos tarifários com limites de dados, também ajudava a acelerar o carregamento das páginas. Mas isso chega ao fim.

A Google diz que, tendo em conta a redução do custo dos dados móveis, e a velocidade das redes 4G e 5G, já não faz sentido "poupar dados".
Infelizmente, é uma medida que parece demonstrar um profundo desconhecimento da Google do que se passa no resto do mundo. Continuam a existir muitos países onde os limites de dados imperam, e onde o custo dos dados móveis continua a ser mais elevado do que seria desejado.

Será da maneira que os utilizadores que se sentirem ignorados (para não dizer desprezados - e basta olhar para o detalhe da Google nem sequer permitir comentários na publicação onde fez este anúncio) pela Google poderão testar outros browsers, que ainda disponibilizem modos de poupança de dados. O Opera para Android é um dos browsers que conta com modo de poupança de dados, e há também pedidos para que o Brave implemente funcionalidade idêntica.

3 comentários:

  1. a mudar em 3,2,1... Portugal não é conhecido na google

    ResponderEliminar
  2. A google ja descontinuou muita coisa sem grandes argumentos... no final seria só porque não queria dispender recursos nisso e tinha pouca utilização.

    Aqui honestamente nao me parece que seja mal justificado, certo que nem em todos oa países a situação mudou quanto ao custo dos dados, mas em Portugal os dados custam menos agora que antes mesmo que ainda seja mais caro que la fora, de um modo geral baixou... mas o factor mais relevante é a mudança na web moderna e nos browsers.

    Os browsers usam muito mais r de forma mais eficiente a cache e ou os sites estão muito melhor na optimização mobile ou há apps, alguns serviços ate forçam o uso das apps em smartphone.

    Além sido o modo lite levanta alguna problemas de privacidade que se calhar a google queria evitar visto que o tráfego acabava por ser roteado pelos servidores deles.

    Claro que ha ainda varios sites com práticas antigas e que nao se modernizaram e não estão optimizados para mobile..

    O abertoatedemadrugada.com apesar de nao me incomodar o layout mesmo nao sendo atualizado ha muito tempo, esta bastante a quem no que toca a performance e optimização mobile:

    https://pagespeed.web.dev/report?url=https%3A%2F%2Fabertoatedemadrugada.com%2F

    Claro que usando o blogger está limitado, mas cloudflare na frente ja ajudava imenso.

    ResponderEliminar

[pub]