2022/02/23

Chrome 100 perde poupança de dados em Android

A chegada do Android 100 ao Android será acompanhada da remoção do "Lite Mode" de poupança de dados.

O Chrome "Lite Mode" em Android - ou "Data Saver" noutras versões - é uma opção que prometia poupar dados, e que normalmente se activava sem se pensar mais no assunto. Afinal, todos os megabytes poupados seriam bem vindos, e para além do benefício directo na poupança de dados nos tarifários com limites de dados, também ajudava a acelerar o carregamento das páginas. Mas isso chega ao fim.

A Google diz que, tendo em conta a redução do custo dos dados móveis, e a velocidade das redes 4G e 5G, já não faz sentido "poupar dados".
Infelizmente, é uma medida que parece demonstrar um profundo desconhecimento da Google do que se passa no resto do mundo. Continuam a existir muitos países onde os limites de dados imperam, e onde o custo dos dados móveis continua a ser mais elevado do que seria desejado.

Será da maneira que os utilizadores que se sentirem ignorados (para não dizer desprezados - e basta olhar para o detalhe da Google nem sequer permitir comentários na publicação onde fez este anúncio) pela Google poderão testar outros browsers, que ainda disponibilizem modos de poupança de dados. O Opera para Android é um dos browsers que conta com modo de poupança de dados, e há também pedidos para que o Brave implemente funcionalidade idêntica.

2 comentários: