2022/02/27

Ecrã de fibra óptica com LEDs

Este ecrã de fibra óptica com LEDs é perfeito para quem procurar um ecrã LED original capaz de apresentar texto e imagens em movimento.

Ideal para os fãs de fibra óptica, este projecto Fiber Optic Matrix Display utiliza-as para criar um ecrã que pode ser considerado um pouco absurdo e ridículo, mas simultaneamente atractivo e fascinante. O projecto condensa uma gigantesca matriz de LEDs num display mais compacto, usando as fibras ópticas como guia para levar a luz de cada LED até ao "pixel" em questão, e com um Raspberry Pi Pico como cérebro.

A parte mais trabalhosa vai ser a parte mecânica, embora possam adaptá-la para usar as peças e materiais que mais vos convier: metal, madeira, ou peças plásticas impressas em 3D. Também não precisam preocupar-se demasiado com a questão do alinhamento dos LEDs, pois isso pode depois ser facilmente ajustado no software, de modo a terem total liberdade na forma como querem posicionar as fibras.

Depois, podem usar o sistema para apresentar todo o tipo de conteúdos, imagens, animações, mensagens, servir de relógio, ou muito mais - e sempre com direito a um festival luminoso adicionar proporcionado pela iluminação das fibras que correspondem a cada LED / pixel.





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)