2022/02/21

FreeDOS 1.3 já disponível

Já está disponível o FreeDOS 1.3, a primeira grande actualização desde 2016.

Embora a maioria dos utilizadores fuja da linha de comando à maior velocidade que possam, existem alguns cenários onde ainda é vantajoso (ou necessário) recorrer ao velho "DOS". O FreeDOS foi criado para ser um sistema compatível com o MS-DOS, mas usando código open-source.

O novo FreeDOS 1.3 vem com uma série de melhorias, incluindo o novo kernel 2043, nova linha de comandos FreeCOM 0.85a, suporte para redes, e com versão em disquetes com compressão incluída, que reduziu o número de disquetes necessárias para metade (mas ainda assim, com 20 MB). Uma instalação completa, com todos os programas e jogos, vai para os 275 MB.


O FreeDOS continua a funcionar em máquinas tão antigas quanto o IBM XT original, e também as relíquias com CPUs Intel 286, 386, e equivalentes - e até aos mais recentes CPUs e sistemas.

Por vezes, pode ser a melhor opção para tentar recuperar dados de uma máquina antiga onde o sistema tenha deixado de funcionar como devia, ou para servir como alternativa numa máquina que por qualquer motivo ainda esteja dependente do velho MS-DOS.

3 comentários:

  1. Dá para matar saudades :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também há a alternativa DOSBox, a fuga para a avenida das memórias, já há alguns anos

      Eliminar
  2. Para máquinas sem necessidade de ligação à internet, parece ser interessante...

    ResponderEliminar