2022/02/21

Notícias do dia

Associação para a Modernização da Mobilidade Eléctrica quer fim do monopólio Mobi.e; Windows 11 vai exigir internet e conta Microsoft durante instalação; Call of Duty Warzone dá "God mode" contra batoteiros; Android adopta indicadores de instalação de apps à iOS; Carro LEGO omnidireccional com esferas em vez de rodas; Tesla lança opção de abertura de mala eléctrica no Model 3 na China; e Nest Doorbells não funcionam ao frio nem mesmo com ligação eléctrica.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no nosso passatempo semanal que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Rússia oferece-se como porta para o espaço na Europa

Aparentemente ignorando as relações complicadas que tem com o ocidente, com a ameaça de invasão da Ucrância, a Rússia oferece-se para ser o meio de acesso ao espaço para a Europa. Uma "oferta" que surge na sequência da UE querer libertar-se da dependência de "poderes externos" para garantir o acesso ao espaço.

Mesmo ignorando todas as questões políticas, a dependência nos foguetes russos continuaria a: 1) deixar a Europa dependente de uma potência "complicada"; 2) a depender de tecnologia com meio-século de idade, incapaz de manter a competitividade com as propostas de empresas como a SpaceX, que usam foguetes e cápsulas reutilizáveis.


Europa queixa-se dos preços defindo pela China para licenciamento de patentes europeias

A UE vai fazer queixa ao WTO (World Trade Organization - Organização Mundial do Comércio) por não concordar com os preços pagos pela China pelo licenciamento de patentes de telecomunicações europeias. A utilização de tecnologias referentes ao 3G / 4G / 5G implica o pagamento de licenciamento pelas patentes das tecnologias utilizadas, mas na China o preço a pagar - deliberado pelos tribunais chineses - tem sido bastante inferior ao que é pedido, representando uma perda de milhares de milhões de euros para as empresas europeias.

Infelizmente, toda a descentralização que foi feita para a China deixa-a agora num papel dominante em inúmeros sectores, e nesta altura é mais provável que seja o WTO a ter medo da China, do que a China a ter medo do WTO.

Nova versão do malware CryptBot faz ofensiva nos cracks

O "velho" malware CryptBot de roubo de informação está a fazer nova ofensiva, tentando infectar as vítimas através de cracks para jogos e software profissional.

Esta nova versão foi modificada para ser mais pequena e eficiente, e dessa forma tentar escapar aos sistemas de detecção que já estavam treinados para apanhar as versões anteriores.

Fica o alerta de que, nos dias que correm, o mais seguro é assumir que qualquer "cracker" de jogos ou software que possam encontrar na net, venha com um destes acompanhantes indesejados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O primeiro lançamento de uma cápsula Soyuz com uma pessoa a bordo foi feita a 23 de Abril de 1967. Infelizmente, o paraquedas falhou durante a descida, fazendo com que o piloto de testes Vladimir Komarov se tornasse também na primeira vítima humana durante um voo espacial.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)