2022/02/18

Windows 11 vai exigir internet e conta Microsoft durante instalação

A Microsoft vai começar a exigir ligação à internet e uma conta Microsoft para se poder fazer o processo de instalação inicial de um Windows 11 Pro.

A habitual técnica de criar uma conta local ou de desligar o acesso à internet para poder fazer a instalação e configuração inicial de um computador com Windows 11 vai deixar de ser possível. Para grande surpresa dos utilizadores que não tiverem acesso à internet, ou se tenham tentado manter afastados da criação de uma conta MS, em breve isso passará a ser requisito obrigatório.

Infelizmente também eu me deparei recentemente com esta exigência durante um teste de um Microsoft Surface - e também com a surpresa de ser exigido que estivesse ligado ao carregador para o processo de reposição de fábrica, apesar de ter bateria a mais de 60% - resultando numa experiência bastante frustrante.

Aliás, a MS parece estar com a memória curta, esquecendo-se dos tempos em que foi obrigada a incluir ecrãs de selecção de browsers alternativos. Ao começar a exigir uma conta MS para se poder começar a usar um computador Windows, põe-se novamente a jeito para levar com mais alguns processos na Europa; sendo bastante fácil imaginar os argumentos que a própria MS poderia usar se tal exigência começasse a ser feita pela Apple ou pela Google.

Esperemos que a MS reveja a sua posição e continue a permitir o processo de instalação de um Windows 11 com "conta local" sem exigência de uma conta MS (quem é que na MS terá pensado que isso seria uma boa ideia?)


Actualização: já há forma de instalar o Windows 11 sem conta Microsoft.

8 comentários:

  1. Também já me apareceu esta semana. Boa treta. Têm que retirar isso urgentemente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda continua a ser possível instalar o Windows 11 sem conta Microsoft, tanto na semana passada como esta consegui criar conta local

      Eliminar
  2. "quem é que na MS terá pensado que isso seria uma boa ideia?"
    Alguém com a memória curta ou que não conhece a história da empresa.
    Quem não estuda História arrisca-se a repetir os mesmos erros...

    ResponderEliminar
  3. Como é que uma empresa com dezenas de PCs offline faz isso, tem de pagar um mês de internet mais um router?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas essa empresa existe nos dias de hoje?

      Eliminar
  4. Isso já está implementado até no Windows 11 Home com alguns fabricantes. Sei disso, porque ao ligar um portátil HP pela primeira vez, sem ligar à Internet não era possível avançar na configuração, e assim que se liga a Internet, exige a conta MS. O que se pode fazer é criar uma conta qualquer à maluca, e depois quando entrar no Windows, criar uma local e eliminar aquela.

    ResponderEliminar
  5. É possível sim, ainda esta semana configurei várias vm's com Local Offline Account. Só tem de selecionar "i don't have internet" e de seguida a opção fica disponível.

    ResponderEliminar
  6. Algo me diz que irei continuar com o 7 por muito mais tempo...

    ResponderEliminar