2022/02/01

Gmail prepara interface renovado - com polémica garantida

A Google vai alterar o interface do Gmail para maior unificação com a sua gama de serviços, mas as críticas serão inevitáveis.

Ao longo dos anos os utilizadores já se mentalizaram que, por muitas melhorias que gostassem de ver nos serviços da Google, a opção mais sensata é que se limitem a deixar ficar as coisas como estão - já que, quando há alterações, é praticamente garantido que sejam alterações que não são as desejadas. E é precisamente isso que se prepara para acontecer com o Gmail.

A Google vai fazer alterações ao Gmail de modo a dar maior destaque ao Chat, Spaces e Meet, que terão direito a uma coluna dedicada no lado esquerdo.
A alteração replica a opção da coluna direita com add-ons que já existia, mas volta a usar o Gmail como forma de promoção forçada de outros serviços da Google, quer os utilizadores os queiram ou não - tal como já tem acontecido na app do Gmail.

A maior crítica é que, se no interface actual se pode ter acesso imediato às conversas na janela do Gmail, no novo interface isso irá obrigar os utilizadores a saltarem para uma janela diferente. Poderá ser apreciado por quem prefira ter uma janela separa para cada serviço, mas dificultará a vida a quem preferia manter o acesso aos emails lado a lado com as conversas.

De qualquer forma, e como são cada vez menos as pessoas a usarem o Google Chat, pode ser que nem se torne intrusivo: passa a ser apenas mais uma coluna a ocupar espaço e que se pode ignorar - ou até esconder (usando as capacidades de um ad-blocker ou extensão de transformação dos estilos CSS).

2 comentários:

  1. ...eu já ficaria satisfeito se deixasse de ouvir as mensagens em "brasileiro" no Android Auto.

    ResponderEliminar
  2. Meu rico Thunderbird. Nada como ligar o IMAP e manter tudo funcional e com aesma UI, criar e gerir pastas de mail como deve ser, as replies e fwd encadeadas sem perder o fio à meada, etc. Esta mania de enfiar serviços pela cara do utilizador sob a capa da integração...

    ResponderEliminar