2022/02/28

Google Maps desactiva tráfego em tempo-real na Ucrânia

Para evitar revelar informação e proteger a localização dos cidadãos ucrânianos, a Google desactivou a funcionalidade que indica os níveis de tráfego em tempo real no Google Maps.

Enquanto nas redes sociais se vai tentando combater a propaganda e disseminação de desinformação, outros serviços digitais vão também ajustando-se a este cenário de guerra moderna. Um desses ajustes chega-nos do Google Maps, que desactivou a visualização do tráfego em tempo real na Ucrânia.

Esta informação, compilada através da localização e movimentação de smartphones - e apesar de anonimizada - poderia revelar ajuntamentos ou movimentações de cidadãos ucrânianos que poderiam ser aproveitados pelas forças russas. Mas, embora não sejam visíveis como é habitual, a informação continuará a ser usada para efeitos de navegação, para que quem usar o Google Maps para tentar sair do país continue a ser direccionado pelas vias mais adequadas.
É bastante desolador ver como tecnologias incríveis, que pareceriam ficção científica há poucas décadas atrás, e que se destinariam a melhorar a vida das pessoas, podem com tanta facilidade ser usadas para fins completamente opostos, num cenário de guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)