2022/02/05

Protecção contra ransomware no Windows 10 e 11

O Windows 10 e 11 tem uma opção que pode ajudar a salvar os documentos dos utilizadores de ataques de ransomware, mas vem desactivada de origem.

O ransomware é uma das mais prejudiciais pragas digitais do momento, e apesar de continuar a ser indispensável manter uma política saudável de backups, há uma opção no Windows 10 e Windows 11 que também pode ajudar a resistir a este tipo de malware.

No Windows 10 e 11 os utilizadores podem activar um sistema de protecção contra Ransomware em: Settings> Privacy & Security> Windows Security > Virus & Threat Protection > Ransomware Protection.
Quanto activada, esta protecção activa um sistema de controlo de acesso às pastas, criando uma lista de pastas protegidas a que apenas apps autorizadas podem aceder. Funciona ao estilo de uma firewall, que bloqueia os acessos indevidos à internet, mas aplicada às pastas. Sendo que o intuito é que, um ransomware, como não tem autorização, não poderá aceder às pastas dos documentos, e outras que se queira adicionar manualmente, para as codificar.
A MS marca automaticamente alguns programas e apps como tendo acesso às apps protegidas, mas os utilizadores estarão sujeitos a ver outras apps e programas darem erros de "ficheiro não encontrado" ou similares, por não conseguirem aceder a estas pastas; sendo necessário dar-lhes manualmente a permissão para lhes poder aceder.

A medida não é complexa ao ponto de limitar o acesso de apps específicas a pastas específicas, mas já será útil na segmentação de pastas comuns e pastas protegidas. Ainda assim ter em conta que o ransomware continuará a ser uma ameaça e poderá deixar o sistema inoperacional ou inacessível, e que por isso continuará a ser conveniente ter outras medidas de segurança e não confiar unicamente e exclusivamente neste sistema de protecção de pastas.

1 comentário:

  1. No Windows 10: Definições > Atualizações e Segurança > Segurança do Windows > Proteção contra vírus e ameaças > ir para baixo na janela que abre e carregar em "Gerir a proteção contra ransomware"

    ResponderEliminar