2022/02/09

Samsung com actualizações Android por 5 anos

A Samsung prepara-se para expandir o seu plano de actualizações Android para os 5 anos nos seus smartphones mais recentes.

Durante a apresentação dos novos Galaxy S22 e Tab S8 a Samsung deverá fazer uma revelação importante para quem deseja manter os seus smartphones e tablets durante muitos anos: o prolongamento do tempo de suporte por mais um ano. Ou seja, em vez de garantir 3 actualizações de sistema, a Samsung passa a garantir um mínimo de 4 actualizações do sistema Android e 5 anos de actualizações de segurança.

Isto começará por aplicar-se desde já às famílias Galaxy S21, S22, Z Fold3, Z Flip3, e Tab S8, esperando-se que venha a ser aplicado a todos os novos modelos de agora em diante.


A disponibilização de actualizações por longo prazo torna-se num factor importante, quer para utilização própria quer para efeitos de valorização dos equipamentos em caso de venda em segunda mão passados alguns anos.

É extremamente frustrante ter um equipamento topo de gama, que se mantém perfeitamente funcional e ainda "bom" passados 3 ou 4 anos, e que deixa de ser utilizável por falta das indispensáveis actualizações de segurança, que o tornam num risco implícito se continuar a ser utilizado. Idealmente, as actualizações de segurança deveriam ser mantidas por um mínimo de 6 ou 7 anos, a contar a partir do momento em que o smartphone deixou de ser produzido. Mas, pelo menos estamos a caminhar no bom sentido.


Actualização: é oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)