2022/02/05

SpaceX investiga problema com paraquedas

A SpaceX está a investigar um problema com os paraquedas das cápsulas Dragon, em que um deles tem demorado mais tempo que os outros a entrar em acção.

As cápsulas Dragon e Crew Dragon (destinadas ao transporte de carga e de astronautas, respectivamente) contam com quatro paraquedas para assistir o seu regresso à Terra. No entando, no regresso da missão Crew-2 com astronautas a 8 de Novembro de 2021, um dos quatro paraquedas principais não abriu quando era suposto, demorando 75 segundos adicionais a insuflar-se.

Poderia ter sido uma situação excepcional - que ainda assim mereceria investigação - mas acontece que na mais recente reentrada de outra cápsula Dragon, a 24 de Janeiro, voltou a acontecer o mesmo, desta vez com um atraso de 63 segundos.

Embora nenhuma das cápsulas estivesse em perigo, pois as cápsulas estão concebidas para funcionarem dentro dos parâmetros de segurança mesmo que falhe um paraquedas, é algo que justifica ainda mais a necessidade de investigação; e as equipas da SpaceX e NASA até "agradecem" que o problema se tenha repetido, pois assim ficam com mais dados para analisar, podendo acelerar o processo de descobrir a anomalia que tem causado este atraso num dos paraquedas.

1 comentário:

  1. E os para-quedas da SpaceX são os melhores que existem, fabricados pela Airborne Systems.

    ResponderEliminar