2022/02/04

Twitter expande botão de "não gosto"

O Twitter está a expandir a utilização do botão "não gosto" para marcar tweets - mas já se pode prever o que irá resultar daí.

O Twitter tem sido perito em ignorar os pedidos dos utilizadores e, em vez de disso, lançar coisas que ninguém pediu. É precisamente esse o caso do botão "downvote" para se marcar conteúdos que não se gostem, que depois de um teste mais restrito está agora a ser expandido a todo o mundo.

No Twitter estes "não gosto" não são tornados públicos, mas têm como objectivo permitir que a plataforma fique com mais informação sobre que tweets recomendar ou não. Mas facilmente se pode antever os problemas que este sistema irá provocar, sendo estranho que o Twitter pareça não os ver.

Sendo uma plataforma bastante polarizadora, já tivemos no passado várias campanhas de "assédio" no Twitter. Ora, a disponibilização de um botão de "não gosto" é o equivalente a deitar gasolina para uma fogueira, permitindo lançar campanhas contra qualquer alvo, com pessoas (e não esquecendo os exércitos de bots) a votarem negativamente em tweets para os tentarem suprimir.

Basta relembrar que ainda recentemente o YouTube se viu obrigado a esconder a contagem dos "não gosto" precisamente por estarem a ser usados em campanhas desse tipo. Pelo que é fácil ver no que esta aposta do Twitter vai dar.

2 comentários:

  1. Também se pode ver o problema pelo lado oposto no caso do Youtube, emque aremoção do botão de não gosto não permite perceber a qualidade de certos tipos de vídeos como tutoriais ou vídeos de reparação.

    ResponderEliminar