2022/03/04

AirGuard quer detectar AirTags em Android melhor que app da Apple

Investigadores criaram uma app para detectar trackers Bluetooth como os AirTags que funciona melhor que a app disponibilizada pela Apple.

Com os trackers Bluetooth a serem usados para seguir pessoas sem o seu consentimento, a Apple foi forçada a implementar medidas de protecção contra essa eventualidade, e no iOS sinalizando quando é detectado um AirTag suspeito por perto. Para dar resposta aos utilizadores Android, lançou uma app Tracker Detect que no entanto é praticamente inútil por só permitir fazer o scan manualmente.

Investigadores de uma universidade alemã criaram uma alternativa que dizem ser melhor. A app AirGuard consegue detectar trackers AirTags e outros, e alertar os utilizadores em menos tempo do que a própria Apple faz nos iPhones.
Esta app pode dar alertas passados 30 ou 40 minutos, e até alertar para trackers em veículos em pouco mais de 4 horas, que passariam indetectados pela Apple.

Ainda assim, a app não é perfeita e está limitada pelas restrições que o Android aplica às apps em background - e que dependendo dos fabricantes, pode fazer com que a app acabe por ser terminada após algum tempo e impeça o tracking devido. Mas, se estiverem preocupados com a possibilidade de estarem a ser seguidos por um tracker deste tipo, será uma boa opção para tentar esclarecer a situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)