2022/03/04

Notícias do dia

Disney+ prepara mensalidade reduzida com publicidade; Chrome OS vai deixar desligar actualizações automáticas; Rússia promete 15 anos de cadeia para "fake news" sobre operação militar; Mi Smart Band 7 com GPS pode adoptar ecrã always-on; e operações e conversas do grupo de hackers Conti expostas na net.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cartão microSD SanDisk 128GB.

Samsung confirma throttling de apps

Depois dos relatos de que alguns Samsung estariam a abrandar apps propositadamente, a Samsung lá veio admitir que de facto está a "optimizar" o funcionamento das apps - onde por "optimizar" se refere a "abrandar" - e promete dar aos utilizadores mais opções para controlarem esse processo.

Ainda assim, a Samsung insiste incompreensivelmente em que só estava a "optimizar" alguns jogos, esquecendo-se que já tinha sido demonstrado que o seu "optimizador" estava a limitar o desempenho de milhares de apps, incluindo o TikTok, Instagram, Netflix e muitas outras.


Sony e Honda aliam-se para produzir automóveis

A Sony e Honda anunciaram uma parceria para produzirem automóveis eléctricos, com o primeiro modelo a dever chegar ao mercado em 2025.

A Sony já tinha revelado as intenções de entrar no segmento automóvel, e a parceria com uma marca história como a Honda acaba por ser uma sinergia perfeita - especialmente tendo em conta que a Honda também tem forte tradição na evolução tecnológica. Também se pode olhar para esta aliança como uma forma de ambas as empresas se prepararem para a potencial ofensiva da Apple neste sector, já que ficou bem demonstrado como seria um erro subestimar a entrada da Apple em mercados já dominados por outras empresas.


BBC retoma emissões de onda-curta

Em resposta ao bloqueio russo de acesso aos seus sites, a BBC reactivou as emissões de onda-curta para fazer chegar as notícias aos cidadãos ucranianos e russos. As emissões serão feitas nos 15735 kHz entre as 16h00 e 18h00, e nos 5875 kHz das 22h00 às 24h00 - hora da Ucrânia.

As emissões de onda-curta tiveram papel fundamental durante os períodos de guerra, incluindo durante a guerra fria, como forma de fazer chegar notícias (e propaganda) aos territórios ocupados. A BBC tinha desactivado as suas emissões de onda-curta em 2008, após 76 anos de emissões, e é pena terem que ser reactivadas novamente devido a uma guerra.


Brandon Sanderson bate recorde no Kickstarter

Uma campanha do autor Brandon Sanderson bateu o recorde do Pebble no Kickstarter, superando os 20.3 milhões de dólares que o smartwatch tinha conquistado em 2015.

A campanha para produzir quatro livros tinha como objectivo atingir 1 milhão de dólares em 30 dias, mas bastaram 30 minutos para superar esse valor, com a campanha a superar os 21 milhões de dólares ao fim de apenas 3 dias.

Brandon Sanderson é um dos mais prolíficos escritores de livros de fantasia, tendo criado um universo "Cosmere" que interliga vários dos seus livros e histórias. Para este projecto os preços começam nos $40 para os 4 ebooks, e podem chegar aos $500 para quem quiser os livros em formato físico e toda uma série de produtos bónus que serão do agrado dos fãs.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O transmissor de onda média de Solt na Hungria é o mais potente transmissor de rádio na Europa, com uma potência de 2000 kW (2 MW) e servindo a rádio nacional Kossuth Rádió. Para comparação, a maioria dos emissores em Portugal tem uma potência de 10 kW.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)