2022/03/10

Android com alerta de raids aéreos na Ucrânia

A Google implementou um sistema de alerta de raids aéreos no Android, para auxiliar a população ucraniana.

Depois dos alertas de terramotos, a Google está a fazer chegar aos Android um sistema de alerta rápido para raids aéreos na Ucrânia via Google Play Services. O serviço adiciona nativamente esta capacidade aos Android, integrando-se com o sistema de alertas que já existia e que estava a ser providenciado nos smartphones Android através de uma app (Повітряна тривога) criada em cooperação com o governo Ucrâniano.

É triste chegar a este ponto, mas trata-se apenas de aproveitar a tecnologia existente para ajudar as pessoas, sendo mais uma forma que terão ao dispor para potencialmente se poderem abrigar em caso de ataques.

Não podendo esquivar-se às habituais considerações, a Google refere que os dados de localização não são usados para seguir ou identificar qualquer utilizador.

Esperemos nunca nos ver numa situação em que seja necessário lidarmos com tais avisos. Mas, tendo em conta o nosso historial de alertas, provavelmente optariam por fazer estes alertas via SMS, que com sorte chegariam algumas horas depois do ataque já ter ocorrido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)