2022/03/21

Apple corta subscrições e aluguer Apple TV+ em Android TV

A Apple deixou de permitir a subscrição, aluguer, ou compra de filmes Apple TV+ em dispositivos Android TV e Google TV.

Depois de ter feito chegar o seu serviço Apple TV+ aos Android com igualdade de direitos, a Apple está agora a penalizar os clientes ao remover várias opções, como a possibilidade comprar ou alugar filmes, ou até de fazer a subscrição do serviço, em dispositivos Android TV e Google TV, que incluem Chromecasts, Nvidia Shield, TVs da Sony, e muitos outros.

É uma alteração bastante estranha, já que o Apple TV+ é um serviço pago, mas a explicação mais lógica é que a Apple não quer pagar comissão à Google pelo facto desses pagamentos estarem a ser feitos através da plataforma Android - uma situação caricata, já que tem grandes esforços para justificar a cobrança dessas mesmas comissões na sua própria App Store.
Tendo em conta que o serviço Apple TV+ ainda precisa de conquistar muitos mais subscritores para se aproximar dos serviços de streaming que lideram neste segmento, não deixa de ser uma opção estranha. É que em vez da Apple conseguir aquilo que espera (o serviço passa a recomendar que os clientes comprem um dispositivo Apple para poderem continuar a ter acesso a todas as funcionalidades), é bem mais provável que esses clientes que até pagavam pelo serviço, optem por abandoná-lo.


Actualização: tem de facto a ver com a Apple não querer pagar comissões - mas sendo irónico que apresente na app Android informação sobre como os utilizadores podem contornar as comissões, algo que ela própria proíbe que os developers façam nas apps na App Store.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]