2022/03/13

Cabo Thunderbolt 4 da Apple leva 40 Gbps a 3 metros

Quem quiser levar a alta-velocidade do Thunderbolt 4 a até 3 metros de distância já o poderá fazer com o novo cabo da Apple.

A par do seu novo Mac Studio, que pode vir com até 6 portas Thunderbolt 4 no modelo equipado com o chip M1 Ultra, a Apple lançou também novos cabos Thunderbolt 4 Pro. O problema é que isso não ficará barato.

Estes cabos Thunderbolt 4 Pro da Apple estão disponíveis com comprimentos de 1.8 metros e 3 metros, com preços de 149 e 179 euros respectivamente.
São preços substancialmente mais caros que os cabos anteriores. O cabo Thunderbolt normal da Apple, de 2 metros, custa 45 euros; um cabo Thunderbolt 3 da Belkin, de 2 metros, fica por 79.95 euros. Mas, será preciso ter em conta que aqui estamos a falar de cabos que precisam suportar transferências de até 40 Gbps e monitores 8K (ou vários monitores 4K).

Uma pesquisa por cabos Thunderbolt 4 na Amazon revela algumas marcas que anunciam certificação Thunderbolt 4 (40 Gbps e 100 W), com cabos de 2 metros por 63 euros. Tendo em conta o diferencial de preço, é algo que vale a pena considerar. Resta também esperar que, à medida que o Thunderbolt 4 e USB4 se forem tornando mais comuns, o preço dos cabos também se possa reduzir.

3 comentários:

  1. Esses preços fazem-me lembrar os cabos de uma certa empresa de servidores e Base de dados que tambem cobra valores exorbitantes pelos seus cabos.
    É meio-mundo a tentar enganar o outro meio-mundo.

    ResponderEliminar
  2. só 3 metros não chega, tenho um monitor com bué de pulgadas que assim o computador tem de ficar atrás do monitor :P
    Será que não vendem uma união certificada Thunderbolt 4.5+ para unir 2 cabos destes abaixo dos 150€?

    ResponderEliminar