2022/03/19

Descodificador gratuito para ransomware Diavol

As vítimas do ransomware Diavol já podem experimentar um descodificador gratuito da Emsioft.

Embora não tenha tanto sucesso quanto outras variantes, o ransomware Diavol do grupo Trickbot continua a ser nefasto quanto todos os outros, presenteando os utilizadores infectados com um wallpaper que indica que o seu computador ficou com todos os ficheiros encriptados e pedindo o habitual resgate para que possam ser descodificados.

Felizmente, é também mais um dos ransomwares que passa a contar com uma ferramenta de descodificação gratuita que chega da Emsisoft: Diavol decrypt.
O processo de utilização desta ferramenta é um pouco diferente da habitual (PDF link) já que inicialmente será necessário ter acesso a um par de ficheiros nas versões codificada pelo ransomware e original descodificado. As chaves serão criadas a partir da análise de ambos os ficheiros.

Ainda assim, dá-se o caso da ferramenta não conseguir descodificar ficheiros de grande dimensão, havendo uma opção para tentar fazer uma descodificação parcial dos mesmos.

Como sempre, mais vale prevenir do que remediar, e por vezes basta um disco externo de 50 euros para evitar todas as frustrações associadas a um ataque de ransomware - que muito facilmente poderá chegar a qualquer pessoa por via de uma vulnerabilidade, independentemente de todo o tipo de precauções que possa ter.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)