2022/03/19

Mini-teclado para macros e atalhos com Arduino

Para quem quer agilizar o acesso a atalhos ou macros para operações repetitivas, criar um mini-teclado USB é mais simples do que se possa imaginar.

Este projecto Macropad mostra como é extremamente simples criar um teclado USB para realizar funções frequentes ou repetitivas sem interferir com o teclado normal que se usa no computador (ou até usá-lo com outros equipamentos que aceitem teclados USB). No coração do projecto temos um Arduino Pro Micro (ou clone equivalente) a que se podem ligar directamente três teclas (ou mais, se assim o entenderem).

Podemos programar o funcionamento de cada uma delas para aquilo que bem se entender, como fazer combinações de teclas para coisas como "mute" de uma videochamada, ou para introduzir uma longa sequência de texto (por exemplo, um endereço de email, ou uma morada) - com a vantagem de que irá funcionar em qualquer computador e em qualquer sistema operativo, sem ficar dependente de qualquer software adicional instalado.
Torna-se um projecto bastante simples até para quem não tem qualquer experiência de electrónica ou com Arduinos, e que resulta num produto que será bastante prático para quem passa o dia à frente do computador e nem repara na quantidade de vezes que repete algumas coisas ao teclado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)