2022/03/06

Elon Musk alerta para risco das antenas Starlink se tornarem alvos na Ucrânia

Com a invasão da Ucrânia pela Rússia a não dar sinais de recuar em breve, Elon Musk alerta a população ucraniana para ter cuidado com a utilização do serviço Starlink.

Elon Musk já tinha referido o reforço do envio de terminais Starlink para a Ucrânia, sendo uma forma de ganhar independência da infraestrutura terrestre e manter comunicações com o resto do mundo em caso das tropas russas conseguirem cortar as comunicações tradicionais. No entanto, agora também alerta para os perigos que isso pode representar.

As antenas do serviço Starlink não são propriamente discretas, e poderão tornar-se num alvo preferencial se forem avistadas pelas tropas russas, como forma de impedirem essas comunicações.

Musk refere que quem estiver a utilizar o serviço deverá ter isso em consideração e posicioná-las de forma a não serem facilmente visíveis, com camuflagem se possível (refere até que poderão ser pintadas usando uma camada fina de tinta, desde que a tinta não contenha partículas metálicas), e preferencialmente o mais afastadas possíveis de pessoas.

Musk também referiu que os próximos lotes de satélites Starlink serão adiados, pois estão a ser feitas algumas alterações para que se tornem mais resistentes contra tentativa de interferências deliberadas, como as que já se estarão a fazer sentir em partes da Ucrânia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)