2022/03/02

Encriptação vulnerável nos Samsung Galaxy S

Uma falha na implementação do sistema de segurança pela Samsung deixou vulneráveis mais de 100 milhões de smartphones.

O sistema Android há muito que suporta processos de alta-segurança que são executados numa área isolada e, supostamente, inacessível por qualquer processo normal. Uma necessidade imprescindível para impedir que malware que possa ter infectado o smartphone consiga aceder a dados encriptados. O problema é que partes desse sistema de segurança são implementados pelos próprios fabricantes e, no caso da Samsung, um dos módulos essenciais para o correcto funcionamento de todo este sistema, estava vulnerável a ataques.

A vulnerabilidade permitia que um atacante se intrometesse no processo de criação de chaves criptográficas, invalidando todo o processo daí decorrente. E embora as versões mais recentes já não sofressem dessa falha, permitiam que o atacante fizesse o downgrade para uma versão anterior, onde a falha podia ser explorada.

Os investigadores informaram a Samsung, que disponibilizou correcções passados alguns meses (a última delas em Outubro de 2021), pelo que nesta altura já não deverá ser possível utilizar estas vulnerabilidades.

No entanto, fica sempre a pergunta sobre quantos dos smartphones afectados, que incluíam modelos como os Galaxy S8, S9, S10, S20, e S21, permanecerão sem terem feito as actualizações.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)