2022/03/02

LAPSUS revela segredos da Nvidia

O grupo de hackers LAPSUS$, tão bem conhecido dos órgãos noticiosos nacionais, também atacou a Nvidia e começou a revelar informação confidencial da empresa.

A Nvidia já confirmou que foi alvo de um ataque de hackers e que teve dados roubados, mas agora ficamos a saber que o grupo é o infame LAPSUS$ que também já fez muitos estragos em inúmeras empresas em Portugal. O grupo diz ter conseguido 1 TB de dados da Nvidia, e apesar de o ataque ter praticamente coincidido com a invasão da Ucrânia pela Rússia, também já vieram esclarecer que o grupo e o ataque não tem qualquer afiliação com qualquer país ou interesses políticos, tratando-se apenas do "negócio do costume".
Como a Nvidia não terá cedido aos pedidos dos hackers, o grupo já começou a divulgar um lote de 19 GB de ficheiros, que supostamente incluem algum do código fonte usado nos seus drivers, incluindo o da tecnologia DLSS.

Estes dados estão a ser analisados com muito interesse, tanto por potencialmente permitirem que algumas das funcionalidades sejam activadas em Linux (ou sejam examinadas pela AMD para melhorar os seus drivers), como talvez até ajudem a remover a restrição da mineração de criptomoedas que a Nvidia aplicou às suas placas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)