2022/03/02

Notícias do dia

Google Maps desactiva tráfego em tempo-real na Ucrânia; TicWatch GTH Pro mede saúde arterial; HTC prepara regresso aos smartphones; UCIe quer facilitar criação de chiplets; e TCL mostra novos formatos dobráveis no MWC.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cartão microSD SanDisk 128GB; e ainda vais a tempo de te habilitares a exemplares do livro Segurança em Redes Informáticas da FCA.

Apple marca evento para 8 de Março

Já é oficial, a Apple marcou o seu próximo evento para 8 de Março. Um evento em que deveremos ficar a conhecer o novo iPhone SE com CPU A15 e câmaras melhoradas, mas mantendo o design do actual iPhone SE - o que significa que também deverá manter o Touch ID em vez de marcar a transição para o Face ID.

A par do iPhone SE a Apple também poderá apresentar um novo iPad Air, e aproveitar a oportunidade para lançar o iOS 15.4 que permite o desbloqueio via Face ID usando máscara sem necessidade de ter um Apple Watch.


Sennheiser IE 600 impressos em metal em 3D

Para os seus earphones IE 600 a Sennheiser recorreu a tecnologia de impressão em 3D em metal. Os IE 600 são feitos de zircónio, para alta resistência e durabilidade, mas mantendo um peso reduzido.

E para não fazer concessões à qualidade áudio e compressão exigida pelo Bluetooth, têm ligação por cabo, com o detalhe adicional de terem o cabo destacável nos próprios earphones, para que o cabo possa ser facilmente substituído sempre que houver necessidade. Uma boa forma de garantir a sua longevidade, o que acaba por ser algo bem vindo nuns earphones de 699 euros.


Rússia recusa lançamento de satélites OneWeb

Com as sanções a crescerem de dia para dia, a Rússia "contra-ataca" recusando o lançamento de um novo lote de satélites OneWeb. A Rússia aproveita para fazer algumas exigências, dizendo que só pode considerar o lançamento se lhe for assegurado que os satélites não serão utilizados para fins militares (a OneWeb está a criar uma rede de acesso à internet via satélite, ao estilo Starlink), e também exigindo que o Reino Unido deixe de ser um dos investidores no projecto.

Exigências que seriam mais mediáticas do que concretas, já que foram desde logo refutadas pelos visados, e com os foguetes russos a terem sido impedidos de fazer lançamentos na Guiana Francesa.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A compressão aptX foi inicialmente desenvolvida na década de 80 para reduzir o tamanho ocupado pelos ficheiros áudio, e actualmente pertence à Qualcomm. O mais recente aptX Adaptive permite som de 24 bits a 96 kHz, mas a latência garantida de 80 ms muitas vezes pode acabar por ser de 200-500 ms devido devido à implementação em software em vez do uso de hardware dedicado.

1 comentário: