2022/03/02

UCIe quer facilitar criação de chiplets

Os maiores fabricantes de chips querem facilitar a criação de chips futuros com o UCIe, que permitirá combinar chiplets de forma standard.

O UCIe (Universal Chiplet Interconnect Express) quer fazer com os chips aquilo que fazemos com as placas de expansão num computador. Qualquer pessoa pode pegar numa placa gráfica e colocá-la num slot PCIe, ou acrescentar uma placa de rede 10 GbE, ou qualquer outra placa compatível que expanda as capacidades do sistema.

Com o UCIe não serão os utilizadores finais a encaixar módulos no chip, mas sim permitir que durante a fase de criação de um chip se tenha acesso ao mesmo tipo de facilidade a adicionar diferentes módulos (chiplets) num único chip final.

O sistema tem atraído muitos fabricantes pois reduzem os riscos na produção. O processo de fabrico de um único chip "gigante" com todos os módulos integrados significa que um único defeito possa inviabilizar todo o chip. Com os chiplets, temos chips individuais mais pequenos, que podem ser verificados, antes de serem combinados no chip final - e até utilizando diferentes tecnologias, como a AMD faz nos seus Ryzen Zen 2 e Zen 3 (tecnologia de 7nm para os CPUs e GPUs, tecnologia mais barata para o chiplet de I/O).

É algo que ainda irá demorar alguns anos a implementar, e que não será imediatamente visível pelos consumidores, mas que pode contribuir para agilizar a produção de chips e reduzir o seu custo, a longo prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)