2022/03/14

Google mata YouTube Vanced

Depois de anos a ignorá-lo, a Google matou finalmente a app não oficial Vanced para ver YouTube sem publicidade.

Se muitas pessoas já se resignaram a levar com a publicidade do YouTube (ou arranjaram outras formas de a bloquear), muitas outras recorriam ao YouTube Vanced - uma app que, entre muitas opções de personalização que não estão disponíveis na app oficial do YouTube, tinha como principal atractivo o facto de bloquear a publicidade e permitir uma experiência do YouTube idêntica há que normalmente só está disponível para quem pagar pelo YouTube Premium.

Depois de terem anunciado que o projecto ia ser suspenso por "motivos legais", ficou confirmado que esses motivos foram uma ameaça da Google para que parassem de utilizar toda e qualquer referência ao YouTube - sendo um sinal mais que claro que os dias do Vanced chegaram ao fim, pelo menos na sua forma actual.
Quem tiver a app instalada poderá continuar a utilizá-la (seria bastante polémico se a Google o removesse remotamente de todos os Android, como se fosse malware), e a equipa do Vanced diz que é provável que continue a funcionar por um ou dois anos.

O que é certo é que, falando de malware, o desaparecimento do Vance vai dar azo a que surjam muitas variantes não-oficiais, potencialmente com malware acrescentado. O site oficial inclui a assinatura SHA-256 para que possam assegurar-se de que só instalam a versão legítima: 8b1dfe07 a73975ea 96419255 5492e1fe 1c8cf4f3 49006386 5ebe3f6b dfbe597d

5 comentários: