2022/03/08

Google oficializa Android 12L para tablets

A Google disponibilizou seu novo Android 12L destinado aos tablets e dobráveis.

Apesar de já ter revelado o Android 12L há alguns meses, só agora o disponibilizou como open-source para que todos os fabricantes e comunidade lhe possam dar uso. Com estes meses de Android 12L em beta, a Google parece achar que o Android 12L fica finalmente apto a entrar ao serviço.

O Android 12L continuará a ser um Android 12, mas com um interface e alterações concebidos para melhor tirar partido dos ecrãs de maior dimensão - ao estilo do que a Apple fez quando diferenciou o iOS do iPadOS. Há vários controlos que passam a usar o ecrã completo, mas a maior diferença será a presença de uma taskbar na parte inferior do ecrã, que não só apresenta as apps em execução ou recentes, como também permitirá arrastá-las para funcionamento em janelas lado a lado.
Veremos de que forma este Android 12L poderá, ou não, roubar mercado ao Chrome OS (ou vice-versa). Mas para isso será preciso ver os primeiros tablets ou dobráveis chegarem ao mercado, algo para o qual a Google não se compromete com qualquer data específica, referindo apenas que chegarão ainda este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)