2022/03/25

Nvidia NeRF transforma fotos em cenas 3D instantaneamente

A Nvidia demonstrou o seu novo sistema NeRF que pode transformar algumas fotos numa cena 3D de alta-qualidade.

Há muito que é possível transformar fotos em modelos 3D, mas é um processo que normalmente necessita dezenas ou centenas de fotos e que demora bastante tempo a fazer - tanto na captação das fotos, como depois no processamento necessário. Algo que a Nvidia diz ter simplificado imensamente com o seu Instant NeRF.

Com este sistema, a Nvidia diz que basta "poucas" fotos para reconstruir uma cena 3D de alta qualidade, e que isso pode ser feito em milissegundos, na prática permitindo a conversão instantânea do mundo real para uma representação 3D.

Por outro lado, a Nvidia não avança com muitos detalhes no processo, e usa linguagem bastante vaga. Num parágrafo refere que basta "um punhado" de fotos, noutro já fala de algumas dezenas de fotos e de informação sobre o ângulo das câmaras em que foram captadas. De qualquer forma, os resultados são impressionantes, e poderão no futuro permitir uma mais fácil representação digital de pessoas reais nos mundos virtuais, sem necessidade de andar a vestir fatos especializados com sensores ou marcadores - como actualmente é feito nas sessões "MoCap" de captura de movimentos.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)