2022/03/03

Operações do grupo de hackers Conti expostas na net

A guerra Rússia-Ucrânia também se desenrola no espaço digital, e o grupo de hackers russos Conti sofre agora um revés ao ver a sua vida privada exposta na internet.

O grupo de hacker Conti tinha ameaçado "usar todo o seu poder" para retaliar contra qualquer país que tentasse fazer qualquer tipo de ciberataque contra a Rússia, e em resultado disso conseguiu que um investigador de segurança ucrâniano revelasse anos de conversas internas do grupo, e de mais informação sobre o seu funcionamento.

As revelações são simultaneamente fascinantes e assustadoras, mostrando como funciona um grupo de hackers que anualmente consegue surripiar cerca de 100 milhões de dólares à conta dos seus ataques, mas onde também impera bastante descontentamento entre os escalões mais baixos dos seus operativos, encarregues das partes mais chatas - como a de verificar, a cada poucas horas, se os seus malwares são ou não detectados pelas últimas actualizações dos programas de defesa e anti-vírus - com ordenados entre mil e dois mil dólares mensais.

O grupo mantém normalmente cerca de 60 pessoas, divididas em diversas categorias:
  • Coders: que fazem a programação do malware
  • Testers: testam o malware contra os sistemas de detecção para verificar se não são detectados
  • Administrators: responsáveis pela criação e eliminação de servidores para as diversas campanhas de ataque
  • Reverse Engineers: os que estudam programas em busca de vulnerabilidades para serem usadas nos ataques
  • Penetration Testers/Hackers: os que levam a cabo os ataques e tentam infiltrar redes para implantar o malware
O número exacto varia imensamente, com muitos dos postos mais baixos a desistirem do trabalho (por ser "chato" - e muitas vezes exigirem horas de trabalho muito para além das que estavam combinadas), ou por vezes sendo alvo de campanhas de despedimento ou de contratação em larga escala, dependendo das necessidade do grupo a cada momento.

As conversas revelam também (e ainda bem, neste caso) uma grande desorganização no interior do grupo, muitas vezes perdendo o acesso a bots pelo simples esquecimento do pagamento de servidores ou domínios. Mas, bem ou mal organizados, o grupo continua a sua actividade e fazer estragos em todos os locais onde se consegue infiltrar.

2 comentários:

  1. "(...) pelo simples esquecimento do pagamento de servidores ou domínios. Mas, bem ou mal organizados, o grupo continua a sua actividade (...)"

    Isto podia ser o comentário sobre qualquer empresa de IT por este mundo fora.

    ResponderEliminar