2022/03/06

Postos de carregamento Gogoro funcionaram durante falta de electricidade

Em Taiwan assistiu-se a uma situação caricata, com os postos de carregamento de scooters eléctricas Gogoro a terem mantido o funcionamento durante uma falha de energia que impediu os postos de combustível de funcionar.

A Gogoro lidera a venda de scooters eléctricas em Taiwan, e disponibiliza uma série de estações GoStation de troca de baterias. Estas estações normalmente funcionam usando a energia da rede eléctrica, mas podem também funcionar de forma independente usando as suas baterias - uma opção que se revelou bastante útil.

Devido a um problema numa central de energia, grande parte do território ficou sem energia eléctrica, afectando mais de 5 milhões de pessoas e incluindo os postos de combustível. Mas, neste cenário de falta de energia, as estações de carregamento eléctrico da Gogoro coninuaram a funcionar.
Obviamente que a situação seria insustentável de forma permanente, mas mostra as vantagens de ter uma rede de energia mais distribuída e dinâmica, que ganhe maior independência de uma única fonte de energia exclusiva.

2 comentários:

  1. Penso que os postos de combustível em Portugal estão sujeitos à mesma vulnerabilidade, se faltar a electricidade a maior parte não tem capacidade de se manter a funcionar, pois não têm geradores nem sequer baterias para manter as coisas a funcionar durante pelo menos uns dias.

    ResponderEliminar
  2. Acho que este sistema fazia muito sentido tb nas nossas cidades.. baterias do tamanho de garrafões com facilidade em trocar uma descarregada por uma carregada numa fração de segundos, e com um consumo muito abaixo do que se pode ter com os outros veículos seja motos a combustão ou carros eletricos (que pesam 1500Kg) e muitas vezes transportam uma pessoa com 5% do peso do veiculo...

    ResponderEliminar