2022/03/26

Roaming gratuito na UE prolongado por mais 10 anos

O acordo de roaming gratuito entre os países da UE foi prolongado por mais uma década.

Introduzido em 2017, o regulamento de roaming gratuito entre os países da UE veio facilitar a livre circulação de pessoas e a utilização dos seus telemóveis e smartphones sem receio das potenciais contas exorbitantes que por vezes surpreendiam os viajantes, possibilitando que continuassem a manter as condições do seu tarifário mesmo quando se encontram fora do seu país de origem. Esse acordo iria caducar a 30 de Junho de 2022, motivo pelo qual era necessária uma "revalidação" que agora foi feita, com 581 votos a favor, 5 abstenções, e 2 votos contra.

Este novo regulamento ainda necessita de aval do Conselho da UE, e entrará em vigor a 1 de Julho deste ano, assim permitindo a continuidade do roaming sem encargos extra durante mais dez anos tal como se tem tido até agora.

Dito isto, bem que poderia também haver uma votação referente a uma melhor igualização dos serviços de voz, mensagens e dados. É ridículo que por cá ainda se tenham tarifários a oferecer "100 minutos de chamadas ou SMS", quando mesmo ao lado temos operadores a disponibilizar uma centena de gigabytes por pouco mais de 10 euros mensais.

1 comentário:

  1. Nas questões das telecomunicações, a União Europeia ainda tem muito pouca união.

    ResponderEliminar