2022/03/26

SpaceX leva primeiros turistas à ISS em Abril

Abril vai ser um mês congestionado na ISS com dois lotes de astronautas destinados à estação espacial - incluindo a primeira missão privada com turistas a bordo.

Está tudo a postos para o lançamento da missão Ax-1 (Axiom 1) privada pela SpaceX no início de Abril, que levará o primeiro lote de turistas espaciais até à ISS para uma estadia de 8 dias. A Axiom Space é uma das empresas que pretende agilizar e fomentar o turismo espacial, e que já conta com missões programadas Ax-2, Ax-3 e Ax-4 para os próximos anos - e em que futuras missões poderão ser de maior duração, até 30 dias, depois da empresa adicionar à ISS um módulo seu dedicado a essas actividades.
Apesar de ser uma missão privada, este lote de astronautas não se limitará a passear pela estação, estando prevista a realização de uma centena de horas de experiências; e com a missão a também servir de boleia para trazer para a Terra algumas das experiências em curso na ISS. Dito isto, ainda não é o caso do "turismo espacial" ser para todos, estimando-se que cada um dos turistas tenha pago 55 milhões de dólares por esta experiência.

Curiosamente, assiste-se também a um certo "congestionamento" no Kennedy Space Center, pois esta missão só poderá ser lançada depois do SLS, localizado numa plataforma próxima, fazer o seu teste (programado para 3 de Abril) - e a missão Ax-1 só terá uma janela de lançamento até 7 de Abril, para não interferir com o lançamento da Crew-4 da NASA (também a cargo da SpaceX) que levará novo lote de astronautas para a ISS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)