2022/03/25

Sensor Sony IMX800 de 1/1.1" a caminho da Xiaomi?

A Xiaomi poderá ser a primeira a usar o maior sensor de imagem a ser aplicado num smartphone: o Sony IMX800 com 1.1".

Nos smartphones temos assistido a uma nova corrida nas câmaras, não apenas nos megapixeis (que muitas vezes são combinados para melhorar a qualidade reduzindo a resolução), mas também no próprio tamanho do sensor: já que o tamanho físico de cada pixel está directamente relacionado com a quantidade de luz que consegue captar - traduzindo-se directamente na qualidade de imagem e sensibilidade a cenas com pouca luminosidade.

Depois do Samsung GN2 de 1/1.12" usado no Xiaomi 11 Ultra, parece que o próximo Xiaomi 12 Ultra está na linha da frente para dar uso ao Sony IMX800 que se tornará no maior sensor de imagem aplicado num smartphone, com tamanho de 1.1" e 50 MP.
Embora seja uma dimensão de sensor ainda bastante distante dos sensores utilizados nas câmaras compactas e DSLRs (APS e 35 mm), começa a aproximar-se do tamanho dos sensores Micro Four Thirds, e não deixa de ser notável que se consiga enfiar um destes sensores num smartphone - que, ao contrário de uma câmara DLSR, passa a maior tempo à distância de um braço dos utilizadores.

1 comentário:

  1. " começa a aproximar-se do tamanho dos sensores Micro Four Thirds "

    Antes ainda começa a aproximar-se dos de 1" (1/1). Mas o micro 4/3 é gigante para um smartphone e quase impossível que venha a acontecer.

    ResponderEliminar