2022/04/11

AI dá cores a câmara de visão nocturna

As câmaras de visão nocturna IR poderão em breve apresentar imagens coloridas com ajuda de um sistema de inteligência artificial.

Embora agora já tenham começado a surgir câmaras com capacidade de ver a cores em baixa luminosidade, quando se trata de ver em completa escuridão temos que recorrer a câmaras capazes de captar imagens no espectro IR que não é visível aos nossos olhos e que resultam nas habituais imagens monocromáticas que todos conhecerão das câmaras de vigilância. Mas, um grupo de investigadores quer mudar isso com um pouco de ajuda de um sistema AI.

Este sistema AI foi treinado com imagens a cores captados por uma câmara IR, para adquirir a capacidade de voltar a dar cor às imagens IR captadas pela câmara.
O processo será algo idêntico ao que já tem sido utilizado para fazer a colorização de filmes antigos a preto e branco, mas neste caso com o sistema a ter sido treinado apenas para rostos de pessoas, o que restringe um pouco mais a sua aplicação prática.

De qualquer forma, parece ser inevitável que daqui por mais alguns anos, as câmaras de vigilância passem a vir equipadas com um modo de colorização AI, que dá cor às imagens monocromáticas - embora se deva ter consciência que são cores assumidas e que podem não corresponder à realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)