2022/04/19

Apps Android no Windows 11 deixam bastante a desejar

O Windows 11 tem capacidade para correr apps Android, mas a experiência está longe de ser a desejada.

Há muito que é possível correr apps Android nos computadores Windows recorrendo a emuladores, mas com a chegada do Windows 11 chegou também a capacidade para dispensar os emuladores e correr as apps directamente; ou pelo menos, é isso que é prometido. Por agora apenas a Amazon App Store está disponível (nos EUA), e apesar de não estar disponível por cá, não se está a perder muito.

O problema de correr apps Android num computador Windows é precisamente o mesmo que tem atormentado as apps Android nos tablets: são poucas as apps que sabem tirar partido de formatos de ecrã maiores, resultando numa experiência bastante frustrante. Além da falta de apps que se verifica na Amazon App Store - que poderá incentivar à instalação directa de apps via APK - a experiência mais comum será encontrar algo como isto:
A app do The Washington Post apresenta-nos as notícias numa pequena coluna central, desperdiçando a quase totalidade do ecrã.

A parte positiva é que, com a chegada de mais equipamentos Android "transformáveis", por conta dos ecrãs dobráveis, e com a pressão adicional das apps potencialmente chegarem a um público mais alargado que as queira correr nos seus PCs, os developers poderão sentir-se incentivados a dar mais atenção a esta questão, e prepararem as suas apps para isto. Mas, é algo que já poderiam ter feito há muito para os tablets e não o fizeram, pelo que é de imaginar que possam não estar muito dispostos a fazer isso a curto prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)