2022/04/14

Browser Staybl resiste a tremores nas mãos

Acertar em botões pequenos num touchscreen nem sempre é fácil para quem treme, mas o browser Staybl promete facilitar a vida a esses utilizadores.

Quem já tiver tentado acertar em algo num touchscreen enquanto circula num carro por uma estrada esburacada já terá ficado com uma ideia de como aquilo que habitualmente é fácil - tocar com um dedo num local preciso no ecrã - não é assim tão fácil dependendo das circunstâncias. Para os utilizadores com Parkinson ou outras condições que causem tremores nas mãos e dedos, essa é uma constante diária.

O browser Staybl foi concebido com esssa preocupação em mente, contando com tecnologia "anti-tremores" que replica um sistema de estabilização do ecrã quando detecta movimentos no iPad, para manter os botões na posição em que estavam, apresenta botões de maior dimensão, e dispensa controlos que sejam complicados de fazer para estas pessoas, como gestos de deslizar.

A maior limitação é que, por agora, o Staybl está disponível apenas para iPad - mas esperemos que em breve possa contar com uma versão para Android; ou que, a mais longo prazo, este tipo de opções de "estabilização" possam até tornar-se opções standard de acessibilidade do próprio sistema.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)