2022/04/10

Edge suspende mais páginas para poupar memória

A Microsoft está a tornar o Edge 100 mais eficiente, aumentando o número de páginas que podem ser suspensas para poupar memória.

O Edge tem tirado partido da funcionalidade de suspensão de páginas para poupar memória e CPU há alguns anos, mas está a expandir ainda mais essa capacidade no Chrome 100.

No Chrome 100 a suspensão de páginas passa a incluir tabs que tenham uma instância do browser partilhada com outras páginas - e que até agora ficavam excluídas do processo de suspensão.
De origem, o Edge começa a suspender páginas após 2 horas de inactividade, mas quem desejar que isso aconteça mais cedo (ou mais tarde) poderá dar um salto a edge://settings/system para ajustar o valor.

A suspensão de páginas é um precioso auxiliar para todos os que costumam acumular dezenas, ou até centenas, de tabs abertas no browser - sendo que a maioria delas poderá por lá ficar sem actividade durante dias ou semanas. E desta forma, ao menos não estão a consumir recursos que serão melhor utilizados pelas páginas que efectivamente se está a utilizar.

1 comentário:

  1. Na publicação, onde se lê: "...ainda mais essa capacidade no Chrome 100.", creio que devia ler-se "Edge".

    ResponderEliminar