2022/04/20

Honda persegue peças impressas em 3D

A Honda exigiu a remoção de praticamente todos os modelos para impressão 3D que fizessem referência à sua marca.

Encontrar peças para imprimir relacionadas com modelos Honda vai ser mais difícil. A marca nipónica fez uma limpeza nas comunidades maker, exigindo a remoção de todas as peças que fizessem referência à marca Honda do site Printables e outros.

Aparentemente, tudo poderá dever-se apenas ao tipo de descrição utilizada, e que nalguns casos poderia dar a entender que se tratariam de "peças originais" Honda. Com os responsáveis dos sites a recomendarem que os criadores dos modelos usem descrições menos conflituosas como "peça compatível com modelo Honda" para que não atraiam as atenções dos advogados da Honda - e com o mesmo a aplicar-se a outras marcas.
Esperemos que seja esse o caso, e que não seja uma perseguição cega a todas as peças impressas em 3D que sejam compatíveis com os seus modelos - já que dificilmente qualquer marca poderia sair a ganhar de uma guerra total nesta área, como demonstrado por todo o DRM que tem sido impingindo aos consumidores ao longo das décadas, e para o qual tem havido sempre forma de o quebrar.

1 comentário:

  1. Empresas Japonesas a serem empresas Japonesas... nada de novo.
    Copyright no Japão é completamente ridículo.

    ResponderEliminar