2022/04/10

Ingenuity completa 24º voo em Marte

O helicóptero Ingenuity está longe mas não está esquecido, tendo realizado com sucesso o seu 24º voo em Marte.

O Ingenuity tem superado amplamente os objectivos iniciais, de validar a possibilidade de voar em Marte, e ao longo dos últimos meses já realizou dezenas de voos, tendo agora concluído o seu 24º voo.

A cada novo voo o Ingenuity vai recolhendo mais dados que permitirão melhorar futuros drones voadores em Marte e, simultaneamente, vai permitindo fazer o reconhecimento do terreno para o rover Perseverance.

Neste momento o Ingenuity tem estado a lutar com o Verão marciano, enfrentando uma redução na pressão atmosférica que obriga a acelerar a rotação das suas hélices de 2537 para 2700 rpm, o que faz os seus actuadores aquecerem mais depressa e reduz o tempo máximo de voo de 150 segundos para 130 segundos. Além disso, a NASA tem também que lidar com alguns problemas de rastreamento. O Ingenuity foi concebido para voar sobre superfícies planas, e agora que se aproxima de zonas com colinas e desníveis, o seu sistema de posicionamento começará a ser menos preciso - e, para complicar, está numa área em que terá que sobrevoar peças do sistema de reentrada, que também poderão baralhar o seu sistema de tracking devido a reflexos.
Não seria nada de grave se acontecesse na Terra, onde em caso de qualquer problema bastaria alguém ir lá resolvê-lo rapidamente; mas em Marte, qualquer pequeno deslize pode por o ponto final na missão.

Seja como for, o Ingenuity já foi muito além do seu dever, e esse sucesso já ninguém lhe pode tirar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)