2022/04/21

iPhone full-screen em 2024?

O primeiro iPhone full-screen sem notch nem furos poderá chegar em 2024 por altura do iPhone 16.

Enquanto se aguarda que este ano a Apple abandone o notch e passe a usar um sistema com duplo furo no ecrã para o sistema Face ID e para a câmara frontal (potencialmente com auto-foco), Ming-Chi Kuo actualizou as suas previsões quanto ao verdadeiro iPhone full-screen que se espera desde o lançamento do iPhone X.

Kuo diz que a Apple poderá adoptar um sistema de câmaras invisíveis sob o ecrã em 2024, para os iPhone 16, que permitiria ter um iPhone com ecrã total sem recortes nem furos.
Várias marcas já estão a lançar smartphones assim, com as primeiras a receberem críticas quanto ao impacto que isso tinha na qualidade de imagem da câmara frontal. Um impacto negativo que tem sido minimizado por meio de processamento adicional para "disfarçar". A Apple tem boa experiência neste campo, a nível das melhorias do processamento computacional que aplica às fotos das câmaras traseiras. Resta saber se isso será suficiente para que a transição do "furo" para o "sem furo" não seja demasiado marcante - e que receberia uma garantida avalanche de reclamações.

Mas, ainda temos mais dois anos pela frente, e até lá poderemos ir ver que mais evoluções vão havendo neste campo.

1 comentário: